top of page

CONEXÃO NORDESTE

Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia e Estado do Piaui assinam acordo de cooperação. Instituição de Pompeia (SP) vai apoiar cursos técnicos através de estrutura tecnológica e metodológica aplicadas na Fatec “Shunji Nishimura”


Acordo entre FSNT e o Estado do Piauí foi assinado em evento promovido na sede da Fazenda Progresso

Transformar a educação brasileira. É com esse propósito que a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT) tem realizado uma série de iniciativas para que aconteça essa transformação em vários locais do país.

Neste contexto, no último dia 2, foi realizado evento de celebração do acordo de cooperação entre a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, a Secretaria Estadual de Educação do Piauí, o Instituto Cultivar Progresso e o Senar.



Serão ofertados cursos técnicos em Agricultura com ênfase em Mecanização em Agricultura de Precisão no município de Uruçuí, e em Desenvolvimento de Sistemas com ênfase em Ciência de Dados, em Bertolínia, naquele estado.

O evento ocorreu na sede da Fazenda Progresso, no município de Sebastião Leal com a presença do governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles (PT); do secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, representantes do Instituto Cultivar e do Senar e da professora doutora Marisa Renaud Faulin, diretora da Fatec Pompeia “Shunji Nishimura”.


Alberto Honda, Rafael Fonteles, Cornelio Sanders, Jiro Nishimura e Marisa Faulin | Foto: Governo do Piaui

A FSNT esteve representada pelo membro benemérito do Conselho Curador, Jiro Nishimura e por Alberto Issamu Honda, conselheiro consultivo da instituição.

 

CURSOS

Realizado no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Cícero Coelho, em Uruçuí, o curso Técnico em Agricultura com ênfase em Mecanização em Agricultura de Precisão vai abordar as tecnologias utilizadas para personalizar o manejo agrícola, considerando as variações encontradas no campo.

Dessa forma, os agricultores poderão tomar as melhores decisões por meio da análise de dados coletados, visando o aumento da produtividade e eficiência. Já o curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas com ênfase em Ciência de Dados será ofertado no CETI Irapuá, em Sebastião Leal.

O uso da ciência de dados vem se popularizando no campo, uma vez que contribui para trazer maior eficiência, produtividade e sustentabilidade na agricultura, por meio da coleta de dados em larga escala através de sensores ou satélites, análise destes dados, identificação de padrões relevantes de modo a garantir a otimização das práticas agrícolas e a gestão eficiente dos recursos, dentre outros benefícios.

As aulas nos centros são de tempo integral e iniciam-se ainda neste mês de fevereiro. Os cursos contarão com o apoio da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia por meio da sua estrutura tecnológica e metodológica e da Fatec Pompeia “Shunji Nishimura”, que oferece os cursos superiores de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão e de Tecnologia em Big Data no Agronegócio.





7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page