top of page
Foto do escritorRodrigo Viudes

O ÚLTIMO DEBATE

Atualizado: 30 de set.

Quarteto de ‘prefeitáveis’ de Marília trocam farpas e até ideias a uma semana das urnas ‘em altas horas’ na TV TEM. Ausente de novo, deputado estadual é ‘questionado’ em púlpito vazio. Campanha eleitoral termina às 22h da véspera da escolha de novo(a) prefeito(a)


Mesmo 'quarteto': Ricardo Mustafá (PL), Nayara Mazini (PSOL), João Pinheiro (PRTB) e Garcia da Hadassa (Novo)

Pela segunda e última vez na campanha à Prefeitura de Marília, três dos candidatos e apenas uma das candidatas dividiram o mesmo estúdio para um debate promovido na sede da TV TEM, afiliada da Rede Globo em Bauru (SP).

Com seis candidatos na corrida ao paço municipal da rua Bahia, o confronto voltou a ter dupla baixa de gêneros: Vinícius Camarinha (PSDB), que desistiu de novo; e Lilian Miranda (PCO), que sequer foi convidada.

Vinicius comunicou que não iria por e-mail, segundo informou a TV TEM. O blog apurou que o deputado estadual alegou que sofreria ataques e que já havia tratado sobre suas propostas na mesma emissora em entrevista na semana passada.



Procurado por sua assessoria de imprensa e por aplicativo de mensagem, Vinicius não respondeu ao blog. Na manhã deste domingo (29), a campanha divulgou nota assinada pelo candidato:



Lilian Miranda, por sua vez, ficou de fora pela falta de representatividade do PCO no Congresso Nacional, conforme consta na legislação eleitoral.

Sem duas candidaturas, restaram as quatro que já haviam participado do outro debate promovido pela Band Paulista: Garcia da Hadassa (Novo), João Pinheiro (PRTB), Nayara Mazini (PSOL) e Ricardo Mustafá (PL).

 

TEMPOS E TEMAS

O debate da TV TEM começou às 23h26 de sábado (27) e terminou à 1h12 de domingo (28). A transmissão ao vivo na faixa do programa ‘Altas Horas’ atendeu à disponibilidade de horário reservado às afiliadas pela TV Globo.


Nos bastidores da TV TEM: horário de debate atendeu a disponibilidade na grade de programação da Globo

Descartados os curtos intervalos de dois minutos, o debate teve quatro blocos com duração total de uma hora e 39 minutos de participação efetiva dos candidatos com a intermediação do jornalista Douglas Belan.

Representado por um púlpito vazio, Vinícius pôde ser “perguntado” pelos concorrentes. Mustafá e Nayara declinaram, mas Garcia questionou o deputado por não cumprir o atual mandato e Pinheiro pela crise do lixo em 2016.

No primeiro e terceiro blocos, os candidatos trataram sobre temas livres. Perguntou-se sobre saneamento básico, saúde, manutenção de radares, dívida pública municipal, educação e até sobre o concorrente ao lado.



No segundo e quarto blocos os temas foram definidos por sorteio. Respondeu-se sobre abastecimento de água, criação de guarda municipal, desocupação dos predinhos da CDHU, exploração do ecoturismo, investimentos, meio ambiente, mobilidade urbana e saúde nos bairros.

 

FAÍSCAS

O modelo do debate ‘travou’ a distribuição de perguntas para que todos perguntassem e respondessem uma vez em dois blocos – uma vez para cada um. Em outros dois, no entanto, a escolha foi flexibilizada.

Nayara foi a mais procurada pelos rivais (seis vezes), seguida por Mustafá (quatro) e Garcia e Pinheiro (três, cada um). Garcia nada perguntou a Mustafá, a exemplo de Pinheiro, que ‘esqueceu’ Garcia.

Mas não houve quem não tivesse cutucado o adversário. Nayara, que havia sido mais comedida nas críticas na Band Paulista, criticou Garcia e Pinheiro pelo “perfil empresarial” que “não conhece a administração pública”.



João Pinheiro, por sua vez, inverteu a lógica da crítica e colocou-se como “um executivo para o Executivo de Marília”. “Quem é Garcia da Hadassa?”, ironizou Mustafá. “Eu não represento um sistema”, respondeu o candidato do partido Novo.

Ao final, no entanto, o quarteto ignorou as divididas na avaliação do debate. “Colaborativo”, disse Nayara. “Melhor impossível”, exagerou Pinheiro. “O único que pode vencer o Vinícius sou eu”, sugeriu Mustafá. “Ganhei o debate”, comemorou Garcia.


CAMPANHA DE VÉSPERA

Os 'prefeitáveis' entram na reta final de suas campanhas neste domingo (29). Segundo a legislação eleitoral, a distribuição de material de campanha e realização de carreatas, passeatas e caminhadas pode ocorrer até as 22h do próximo sábado (6).


139 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page