top of page

OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO

Senai Pompeia sedia etapa estadual na Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia. Maior disputa do calendário no Interior reúne competidores em dez categorias. Unidade garante medalha de ouro na modalidade de Manufatura Integrada

O Senai Pompeia “Shunji Nishimura” recebeu uma das etapas da fase paulista da Olimpíada do Conhecimento, considerada a maior competição de educação profissional e tecnológica das Américas.

Foi a primeira vez que a unidade de Pompeia (SP) sediou a competição em seu formato mais recente, com disputas espalhadas por várias unidades em todo o estado. A organização é do Senai São Paulo.

“Tivemos o prazer de receber uma das maiores etapas do Interior devido à nossa estrutura”, destacou o diretor do Senai Pompeia, Ronaldo Sotrate Junior. “Esta competição proporciona uma oportunidade única de inspiração aos alunos de nossa região”, frisou.

O diretor do Senai Pompeia, Ronaldo Sotrate Junior: Olimpíada é "oportunidade única" de inspiração a alunos

MODALIDADES

Durante os quatro dias de disputa, 35 competidores de unidades do Senai de diferentes regiões do estado colocaram à prova sua aprendizagem teórica e prática em dez modalidades diferentes.

Olimpíada do Conhecimento reuniu 35 competidores de todo estado de São Paulo em dez modalidades

Foram avaliados projetos de controle industrial, criação de mundos virtuais com metaverso, eletrônica, energias renováveis, indústria 4.0, integração de sistemas robóticos, instalações elétricas, mecatrônica, robótica móvel e sistemas optoeletrônicos.

“Além da dificuldade técnica, há o tempo limitado. Por isso a necessidade de se aliar planejamento, velocidade de execução e segurança”, explicou o coordenador de atividades técnicas do Senai Pompeia, Caio César da Silva Fernandes.

CLASSIFICAÇÃO E HISTÓRICO MUNDIAL

Por ser anfitriã, a unidade de Pompeia (SP) não competiu em casa. A equipe de Tornearia CNC foi a Guarulhos (SP), onde conquistou a medalha de prata. Apenas os vencedores de cada modalidade avançam de fase.

Campeã estadual, a equipe de Manufatura Integrada do Senai Pompeia garantiu o ouro no desempate contra o Senai Bauru, em Araraquara (SP), e está classificada para a final nacional, cuja data e local ainda serão confirmados pela organização da competição.

O Senai Pompeia tem histórico de premiações nesta modalidade. Em 2005, na Finlândia, foi medalha de prata e em 2015, a unidade foi medalha de bronze na World Skills, a etapa mundial da Olimpíada do Conhecimento então realizada pela primeira vez no Brasil. Em 2024, a disputa do mundial será em Lyon, na França.

SENAI “SHUNJI NISHIMURA”

Criado em 2009 através de um convênio firmado entre a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT) e o Senai SP, a Escola SENAI “Shunji Nishimura” teve sua origem no antigo Colégio Técnico Agrícola de Pompeia e na Escola Profissionalizante “Chieko Nishimura”.

Sede do Senai Pompeia fica na Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia
Com quase oito mil metros quadrados de área construída, o Senai Pompeia oferece cursos gratuitos de formação continuada (presencial e online), de aprendizagem industrial (presenciais) e técnicos (presencial e online).

Confira a lista completa de cursos pelo site pompeia.sp.senai.br. A unidade do Senai Pompeia fica na avenida Fundação Shunji Nishimura, 605, em Pompeia (SP). O telefone para contato é o (14) 3405-1550.

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page