Partido de governo confirma apoio à pré-candidatura de deputado estadual à Prefeitura de Marília. De ‘prefeitável’ a suplente de vereador, Silvio Harada fica fora das urnas em 2024
Após oito anos de apoio ao governo Daniel Alonso sem coligação eleitoral, o Partido Social Democrático (PSD) confirmou nesta terça-feira (30) sua vocação a partido de situação na convenção partidária para as Eleições 2024.
De olho na pesquisa de opinião pública do Instituto Paraná que apontou o deputado estadual Vinícius Camarinha (PSDB) como franco favorito à Prefeitura de Marília, o PSD anunciou sua coligação à pré-candidatura da federação PSDB-Cidadania.
O anúncio oficial coube ao ex-deputado federal e diretor da regional Marília da subsecretaria de convênios com municípios e entidades não governamentais do governo paulista, Walter Ihoshi (PSD).
“Política é o momento. O PSD tomou a decisão de seguir o caminho aqui em Marília com o deputado estadual Vinícius Camarinha”, comunicou diante de uma sala ‘Nasib Cury’ lotada na Câmara Municipal de Marília.
O PSD já era base do governo Vinícius (2013-2016) quando se coligou à sua campanha pela reeleição frustrada. Menos ao partido, que apenas trocou de lado, para continuar no apoio ao Executivo do prefeito eleito, Daniel Alonso (PSDB, hoje PL).
EX-‘PREFEITÁVEL’
Com o anúncio da coligação à disputa majoritária, o PSD mantém seu ‘tabu’ de nunca ter tido um candidato próprio à Prefeitura de Marília. Que o diga o novo secretário do partido em Marília, Silvio Harada.
O ex-vereador iniciou o ano cotado a ‘prefeitável’, chegou a ser cogitado como vice-prefeito de diferentes pré-candidaturas – da esquerda à direita –, mas chegou à convenção desta terça-feira (30) como secretário do partido.
“A gente tem que respeitar a decisão do partido, que é soberano. A última palavra é a do (presidente nacional do PSD, Gilberto) Kassab, que é meu ‘padrinho’. Eu me filiei com ele”, afirmou Harada.
Ex-vereador da 18ª legislatura (2013-2016), Harada confidenciou que gostaria de “subir um degrau” ao Executivo, mas que segue à disposição do partido para “futuros projetos”. “Quem sabe, na próxima eleição”.
CHAPA COMPLETA
Com Harada na suplência, o PSD oxigena a concorrência interna de seus 18 candidatos – 12 homens e seis mulheres – anunciados nesta terça-feira (30). Entre eles, o presidente do PSD Marília, o vereador Marcos Rezende, que busca o quarto mandato.
“Todos os candidatos têm a sua projeção, a sua força, a sua representatividade e nós esperamos muito que possa, cada vez mais, fazerem suas campanhas, defendendo as bandeiras do PSD”, afirmou Rezende.
Ex-vereador na 19ª legislatura (2017-2020), João dos Santos Diniz Neto, o João do Bar tenta retornar ao Legislativo após ter ficado na primeira suplência do Partido Progressista (PP) nas eleições de 2020.
Além de Marcos Rezende (1997-2000, 2013-2016, 2017-2020 e 2021-2024), o PSD já elegeu Amadeu de Brito (2001-2004 e 2009-2012), João Paulo Salles, o ‘palhaço Choquito’ (2013) e Herval Seabra (2001-2004).
Confira abaixo entrevista de Rezende e Ihoshi concedida após a convenção municipal do PSD na noite desta terça-feira (30):
コメント