top of page

(EN)CARGO ELEITORAL

De volta ao plenário, vereadores convivem com mandato em campanha e vice-versa até as urnas de outubro. Concorrência para plenário da 21ª legislatura é de 17 por um, segundo atas registradas no TSE


Agenda duplicada: além de cumprir mandato, vereadores-candidatos seguem campanha por cadeiras eletivas

Durou menos que duas horas a primeira sessão ordinária pós-recesso do plenário, segunda-feira (5), na Câmara Municipal de Marília. Nada de debates ou uso da tribuna no Pequeno Expediente.

Tão logo quanto fosse possível, os atuais parlamentares deixaram a sede do Legislativo para retomarem a agenda de pré-campanha pela manutenção da própria cadeira – ou de outra, no Executivo.

A retomada do calendário de sessões ordinárias coincidiu com a data-limite das convenções municipais. Dos 13 atuais vereadores em mandato nesta 20ª legislatura (2021-2024), dez buscam a reeleição:

  • Agente federal Junior Féfin (União Brasil)

  • Danilo da Saúde (PSB)

  • Elio Ajeka (PP)

  • Evandro Galete (PSB)

  • Luiz Eduardo Nardi (Cidadania)

  • Marcos Custódio (PSDB)

  • Marcos Rezende (PSD)

  • Professora Daniela (PL)

  • Sérgio Nechar (PSB)

  • Vânia Ramos (Republicanos)

Outros três buscam cargos no Executivo, com dois concorrentes:

  • Eduardo Nascimento (Republicanos) – vice-prefeito em Marília

  • Junior Moraes (PL) – prefeito em Alvinlândia (SP)

  • Rogerinho (PP) – vice-prefeito em Marília



CONCORRÊNCIA

Além da maioria que pretende continuar no Legislativo, quase três centenas de candidatos deverão concorrer à nova composição de 17 cadeiras para a 21ª legislatura (2025-2029).


Cadeiras à disposição das urnas: pelo menos sete cadeiras terão novos(as) vereadores(as) eleitas em 2024
Segundo as atas registradas pelos partidos e federações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), houve 293 candidaturas – inclusas as dos que estão em mandato. São 194 homens e 99 mulheres. Na média, são 17 concorrentes para cada vaga.

Os pretendentes são de 22 legendas: Avante, Cidadania, DC, MDB, Mobiliza, Novo, PC do B, PCO, PDT, PL, Podemos, PRD, PSB, PSD, PSDB, PSOL, PP, PT, PV, Republicanos, Solidariedade e União Brasil. Agir e PRTB não terão candidatos a vereador.

Em 2020, 330 candidatos concorreram às atuais 13 cadeiras por 20 partidos. Apenas PSDB, Podemos, PP, PSB, PL e PSD conseguiram votação superior ao quociente eleitoral de 8.168 votos.

 

AS VOTAÇÕES DE SEGUNDA-FEIRA (5) NA SESSÃO ORDINÁRIA

 

1 – Primeira discussão do Projeto de Lei Complementar nº 15/2024, da Prefeitura Municipal, modificando a Lei Complementar nº 11/1991, referente à contagem de prazo para posse em cargo público e dá outras providências.

APROVADO em 1ª e 2ª discussões por unanimidade

 

2 – Primeira discussão do Projeto de Lei nº 60/2024, da Prefeitura Municipal, modificando a Lei nº 7.993/2016, que denomina ‘Alameda das Árvores’ a via pública que compreende a projetada alameda ‘A’ do loteamento residencial Parque das Árvores.

APROVADO em 1ª e 2ª discussões por unanimidade

 

3 – Primeira discussão do Projeto de Lei nº 61/2024, da Prefeitura Municipal, criando o Fundo Municipal da Promoção da Igualdade Racial – FUMPUR e dá outras providências.

APROVADO em 1ª e 2ª discussões por unanimidade

 

4 – Discussão única do Projeto de Lei nº 84/2024, da Prefeitura Municipal, autorizando o Poder Executivo a abrir créditos adicionais suplementares no orçamento vigente do município, com recurso estadual, destinado a benefícios eventuais e para custeio de itens aos usuários do Centro Pop e dá outras providências.

APROVADO por unanimidade

 

A PAUTA DA SESSÃO ORDINÁRIA DA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA (12)

 

PARTE A

 

1 – Leitura da denúncia n° 7/2024, de autoria de Ademar Aparecido de Jesus, e consulta à Câmara Municipal, sobre o recebimento da denúncia nos termos da Lei Orgânica do Município de Marília (LOMM) e da Legislação Federal.

 

PARTE B

 

1 – Primeira discussão do Projeto de Lei n° 64/2024, da Prefeitura Municipal, instituindo a ‘Semana Municipal do Brincar’, modifica a Lei n° 7217/2010 e dá outras providências.

 

2 – Primeira discussão do Projeto de Lei n° 76/2024, de autoria do vereador Eduardo Nascimento (Republicanos), proibindo a comercialização, a instalação e o uso de equipamentos para motocicletas que produzam ruídos acima do limite máximo permitido.

 

3 – Primeira discussão do Projeto de Lei n° 75/2024, de autoria do vereador Marcos Custódio (PSDB), modificando a Lei n° 7217/10, referente a datas comemorativas e eventos do município de Marília, incluindo a ‘Semana Municipal de Promoção da Música Erudita’, na quarta semana do mês de julho. Há emenda em 2ª discussão.



31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page