top of page

HORA DA VERDADE

Atualizado: 21 de jul.

Convenções confirmam nomes para disputa real pela Prefeitura de Marília e futuras 17 cadeiras da Câmara Municipal. Saiba quais estão no páreo pela vaga de Daniel Alonso (PL). Corrida pelo Executivo já tem baixa de pré-candidatura


Dois poderes em urnas: marilienses escolherão novo prefeito e 17 vereadores em outubro | Foto: PMM

Desencadeada há pouco mais de três meses pelo anúncio do deputado estadual Vinícius Camarinha (PSDB), a temporada das pré-candidaturas entrou em contagem regressiva a partir deste sábado (20).

As convenções partidárias definirão os nomes reais para a disputa da Prefeitura de Marília e das futuras 17 cadeiras da Câmara Municipal. Apenas 17 dias separam a especulação eleitoral às candidaturas a serem levadas às urnas.

A validação dos concorrentes aos cargos de prefeito(a), vice e vereador(a) depende do crivo de interesses políticos, partidários e pessoais – não apenas nesta ordem – de financiamentos diversos e de projeção de votos, espontâneos ou não.


 

CONVENÇÕES

Confira breve análise de cada partido/federação nas convenções partidárias. A ordem obedece a agenda confirmada pelas legendas ao blog.

 

PSB

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) será o primeiro a se reunir, neste sábado (20), das 12 às 20 horas, na Câmara Municipal. O local é apropriado para as futuras candidaturas exclusivamente legislativas em 2024.

Sem candidato à prefeitura desde 2008, quando perdeu com Vinícius Camarinha, o PSB garantiu duas cadeiras na Câmara em 2020 pela principal chapa de oposição ao prefeito reeleito Daniel Alonso (PSDB, hoje PL).
Governo presente: prefeito Daniel Alonso e Ricardo Mustafá na convenção deste sábado (20) | Foto: Assessoria/PSB

A migração à base de governo se deu por uma perda inesperada: o falecimento de Ivan Negão (1980-2023), em janeiro do ano passado. Primeiro suplente, o então secretário de Saúde, Sérgio Nechar, assumiu o mandato.

Da oposição à situação, o partido decidiu pela neutralidade de orientação a candidatos ao Executivo aos seus candidatos à Câmara Municipal. Além de Nechar, o vereador Evandro Galete (PSDB até a janela partidária) tentará a reeleição.

 

MOBILIZA

O Mobiliza reúne seus correligionários neste domingo (21), também na Câmara Municipal, a partir das 8h30. A exemplo do PSB, o partido não terá candidato a prefeito, mas apoiará o nome do governo, Ricardo Mustafá (PL).

Presidida em Marília pelo ex-vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Marília (Codemar), Sandro Espadoto, a chapa terá chapa completa (18 nomes) ao Legislativo – entre eles, dois ex-secretários municipais.
Mobilização de governo: o ex-vice-presidente da Codemar, Sandro Espadoto, preside partido em Marília

Um é o professor de sociologia André Gomes (Cultura, ex-PC do B) e o outro, Vanderlei Dolce (ex-assessor especial de assuntos estratégicos e titular das pastas de Meio Ambiente e Limpeza Pública).

Em 2020, o então Partido da Mobilização Nacional (PMN), cujo nome mudou em 2021, não participou das eleições em Marília. O partido, criado em 1984, nunca elegeu ninguém por aqui. A expectativa da direção é pelos dois primeiros vereadores.

 

PDT

Na segunda-feira (22), a partir das 18h30, ainda na Câmara Municipal acontece a primeira convenção de legenda com candidatura à Prefeitura de Marília, além dos nomes a serem divulgados ao Legislativo.

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) deve confirmar o nome do sindicalista da alimentação, Wilson Vidoto Manzon e do(a) vice. Segundo edital de convocação, a legenda pode optar por coligar-se a outra candidatura ao Executivo.
Alimentando esperança: ex-vereador, sindicalista Wilson Vidoto Manzon tenta vaga no Executivo de Marília

Vereador na 13ª legislatura (1993-1996) pelo PMDB (atual MDB), Manzon busca seu primeiro mandato no Executivo e o 2º do PDT na chefia do município – o único foi com Mário Bulgareli (2009-2012), até sua renúncia.

Em 2020, o PDT tentou com Adão Brito. Recebeu apenas 787 votos. Na Câmara, lançou 20 candidatos, mas obteve apenas 2.363 votos. O último representante do partido no Legislativo foi Geraldo Cesar Lopes Martins (Cesar da ML), na 17ª legislatura (2009-2012).

 

PARTIDO NOVO

O Partido Novo deve confirmar Garcia da Hadassa como candidato a prefeito de Marília em convenção locada no Sun Valley Marilia by Atlantica, na próxima sexta-feira (26), a partir das 20 horas.

Especializado no ramo de turismo, o empresário Jean Patrick Garcia Baleche (ex-Republicanos) coloca-se como o nome da direita para administrar a cidade – a exemplo de João Pinheiro e Ricardo Mustafá.
Novidade em disputa: Partido Novo de Garcia da Hadassa participa de eleições municipal em Marília pela 1ª vez

Garcia não agregou nenhum outro partido de igual espectro político em sua pré-campanha, mas tem levado vantagem em relação à maioria dos seus concorrentes no investimento em redes sociais para divulgar sua imagem e suas propostas.

Na noite deste sábado (20), Garcia da Hadassa antecipou o anúncio de sua candidata a vice: é a cabo policial militar Fabiana Marinho, 46 anos. Fundado em 2011, o Partido Novo participará das eleições municipais em Marília pela primeira vez.


Autoridade de vice: policial militar Fabiana Marinho foi anunciada por Garcia da Hadassa para sua chapa

PRTB

Concorrente direto a Garcia ao voto do eleitor conservador – ampla maioria em Marília – o também empresário João Pinheiro deve lançar seu nome no mesmo dia e horário ao do Partido Novo, mas na Chos Malal.

Pinheiro é o nome do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) que, a exemplo do Novo, é outra sigla solitária da direita na disputa pela Prefeitura de Marília e às cadeiras do Legislativo.
Opção à direita: João Pinheiro coloca-se como candidato à maioria do eleitorado conservador de Marília

Empresário do agronegócio, Pinheiro ampliou sua visibilidade após anunciar sua entrada na corrida pelo Paço Municipal como ‘candidato ostentação’ pelo seu estilo de vida luxuoso publicado em suas redes sociais.

O PRTB disputou a Prefeitura de Marília duas vezes: em 2004, com ex-prefeito (1989-1992) Domingos Alcalde (1936-2022) e Juliano da Campestre, em 2020, sem êxito. O partido nunca elegeu vereador em Marília.



REPUBLICANOS

A convenção do Republicanos agendada para o próximo sábado (27), na Câmara Municipal, às 9 horas, deve ser a primeira com a apresentação de coligações partidárias – exclusivas, em 2024, apenas para disputa ao Executivo.

A candidatura do presidente do Legislativo, Eduardo Nascimento, à chefia da Prefeitura de Marília terá apoio do União Brasil e do Partido da Renovação Democrática (PRD). Cada legenda apresentará seus candidatos à Câmara Municipal.
Disputa de poderes: Presidente da Câmara, Eduardo Nascimento, tenta cadeira do Executivo de Daniel Alonso

Em sua quarta legislatura – a 2ª na presidência do Legislativo – Nascimento já tentou chegar ao Executivo, em 2012, pelo extinto PTB, como vice-prefeito do atual prefeito reeleito e seu desafeto político, Daniel Alonso (PL). A chapa foi derrotada.

Eleito pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), mas filiado ao Republicanos na janela partidária, Nascimento busca ser o primeiro prefeito do partido em Marília. A vereadora Vania Ramos tenta sua reeleição pela legenda.

 

PSOL

Ainda no próximo sábado (27), também na Câmara Municipal, entre as 17 e 19 horas, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) fará sua convenção para definir quais serão os novos rumos da legenda nas eleições municipais de outubro.

O pré-candidato Márcio Cardoso desistiu de lançar sua candidatura à Prefeitura de Marília. Procurado pelo blog, o estudante de Ciências Sociais afirmou que só se manifestará “após o período eleitoral”.
Fora da disputa: pré-candidato Márcio Cardoso desistiu de concorrer à Prefeitura de Marília | Foto: redes sociais

Em 2020, o PSOL teve a terceira candidatura mais votada entre nove à Prefeitura de Marília, com Nayara Mazini, com 5.498 votos, atrás de Juliano da Campestre, com 8.464; e do reeleito Daniel Alonso (PSDB, hoje PL), com 55.060.

Com a candidatura à Prefeitura de Marília ainda em aberto, o PSOL ganha tempo para definir outro nome – Nayara segue filiada ao partido. A Câmara Municipal nunca foi ocupada por um vereador desta legenda de esquerda.

 

FEDERAÇÃO PV-PT-PC DO B

Do mesmo lado do espectro político e também no sábado (27), a Federação Partido dos Trabalhadores (PT)/Partido Verde (PV)/Partido Comunista do Brasil (PC do B) faz sua convenção na avenida Gonçalves Dias, 151, das 9 às 13 horas.

Filiado de última hora ao PV, o delegado aposentado e advogado Flávio José Rino Guimarães, o ‘Vico’, prevaleceu na disputa interna com o PT e teve seu nome confirmado como pré-candidato a prefeito pela federação.
À espera de confirmação: Flávio Rino deve ser confirmado como candidato da federação PT-PV-PC do B

Em caso de confirmação, será a terceira tentativa do PV à Prefeitura de Marília com candidato próprio. Em 2020, Eliton Ricardo Sanches foi 4º, com 1.732 votos e, em 2012, o partido ficou em 5º, com Luiz Eduardo Dias e seus 2.668 votos.

O PT já governou Marília entre 5 de março e 31 de dezembro de 2012, com Ticiano Tóffoli, após renúncia de Mario Bulgareli. O PC do B elegeu um vereador em Marília, mas Sydney Gobetti de Souza (1954-2012), sete vezes eleito (uma, pelo PMDB) e que denomina a sede do Legislativo.

 

PCO

Ainda à esquerda, a agenda das convenções partidárias em Marília continua dia 29 deste mês com os correligionários do Partido da Causa Operária (PCO).  A reunião começa às 15 horas, em local a ser definido.

A legenda deverá apenas confirmar o nome da professora Lilian Miranda como candidata à Prefeitura de Marília, além de anunciar seu(sua) vice e os candidatos às cadeiras da Câmara Municipal.
'Ideologia de gênero': Lilian Miranda é única mulher pré-candidata à Prefeitura de Marília em 2024

Lilian Miranda busca a chefia do Executivo pela 2ª eleição consecutiva. Em 2020, obteve 122 votos, anulados posteriormente pela Justiça Eleitoral. Em 2018, a professora foi candidata ao governo paulista pelo PCO.

Ainda que as chances de eleição sejam remotas, a pré-candidata é, ao menos por enquanto, a única mulher disposta a encarar a concorrida cadeira da Prefeitura de Marília, ocupada apenas por homens desde 1929.

 

PL

O Partido Liberal (PL) anunciará oficialmente a candidatura do advogado Ricardo Mustafá à Prefeitura de Marília em convenção agendada para 3 de agosto, às 9 horas, no teatro municipal, no centro.

A exemplo do Republicanos, o PL terá coligação ao Executivo com o Democracia Cristã (DC) e Mobiliza. E, tal qual o Partido Novo e o PRTB, o PL coloca-se como a candidatura da direita, com o ex-presidente Jair Bolsonaro como correligionário.
O escolhido do prefeito: Ricardo Mustafá e o atual chefe do Executivo de Marília, Daniel Alonso

Mustafá foi o escolhido do prefeito Danilo Alonso há poucas semanas depois de uma concorrência interna com o ex-assessor especial Alyson Alex Souza e Silva e o vice-prefeito Cícero do Ceasa (PL), nesta ordem.

Estreante em uma disputa ao Executivo, Mustafá já tentou sua vaga na Câmara Municipal por duas vezes, sem êxito. No Legislativo, o PL tem apenas a cadeira de Professora Daniela, que busca seu terceiro mandato consecutivo.

 

FEDERAÇÃO PSDB-CIDADANIA

A última convenção partidária agendada em Marília será a da Federação PSDB-Cidadania, também em 3 de agosto, mas a partir das 10 horas, no Golden Palace, espaço de grandes eventos do distrito de Lácio.  

O deputado estadual Vinícius Camarinha (PSDB) será oficializado como candidato à Prefeitura de Marília que ele já ocupou por um mandato (2013-2016) e perdeu a disputa pela reeleição para Daniel Alonso (PL).
Deputado no páreo: Vinicius Camarinha (PSDB) está em sua quinta legislatura na Assembleia de São Paulo

A federação PSDB-Cidadania terá coligações na disputa pelo Executivo de Avante, Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido Progressista (PP), Podemos e Solidariedade, mas a lista pode aumentar.

Em sua quinta legislatura, Vinícius Camarinha é o único ex-prefeito candidato nesta eleições municipais. No Legislativo, o PSDB tem ao menos um eleito desde a 13ª legislatura (1993-1996). Danilo da Saúde e Marcos Custódio tentam nova reeleição.



172 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page