Procurador geral do município é indicado por Daniel Alonso (PL) como pré-candidato do governo para as eleições de outubro. Ex-secretário municipal de diferentes pastas, Mustafá disputará Executivo pela 1ª vez. Confira a lista atualizada de 'pré-prefeitáveis' em Marília
A menos de dois meses das convenções partidárias e do registro de candidatura, mas depois dos posicionamentos de mais de quase uma dezena de concorrentes, o prefeito Daniel Alonso (PL) confirmou nesta terça-feira (21) o nome do governo municipal que deverá estar nas urnas de outubro.
O escolhido é o procurador geral do município, o advogado Ricardo Mustafá (PL). O nome será oficialmente apresentado em encontro do PL a ser realizado na manhã deste sábado (25) em um dos principais hotéis da cidade.
Para ser confirmado em sua pré-candidatura, Ricardo Mustafá deverá ser exonerado de seu cargo até 6 de junho – quatro meses antes da data das eleições, segundo regra eleitoral de desincompatibilização.
DISPUTA INTERNA
O blog apurou que a definição de Alonso por Mustafá foi definida em reunião realizada na manhã desta terça-feira (21) em que estiveram presentes pelo menos outros três nomes do primeiro escalão cotados a ‘prefeitáveis’.
Ou seja, o assessor de gabinete e atual presidente do diretório municipal do PL, Alysson Alex Souza e Silva; o chefe de gabinete, Levi Gomes de Oliveira (PSB) e até o vice-prefeito, Cícero da Silva (PL).
Apesar da concorrência interna, Alonso preferiu Mustafá aos demais por considerá-lo a melhor opção que lhe restou para suportar os embates próprios de uma pré-candidatura pós-governo de oito anos com seus erros e acertos.
GESTÃO
Mustafá compôs, no entanto, o primeiro escalão do primeiro Governo Alonso (2017-2020) por três anos e quatro meses como secretário das pastas de Meio Ambiente e Limpeza Pública (separadas posteriomente), Administração e Saúde.
Nesta última, renunciou ao cargo, em plena pandemia do coronavírus, para uma candidatura à Câmara Municipal, que não ocorreria. Ele voltaria ao governo Alonso em agosto de 2022, nomeado como procurador geral do município.
Pré-candidato pela primeira vez ao Executivo, Mustafá concorreu a uma cadeira no Legislativo em 2012 pelo PMDB (atual MDB) e em 2016, pelo PTB (atual PRD). Natural de São José do Rio Preto (SP), ele tem 48 anos.
PREFEITÁVEIS
Com a indicação de governo a Ricardo Mustafá (PL) para as eleições, as pré-candidaturas já anunciadas somam nove nomes até o momento para a cadeira mais importante do Paço Municipal “Capitão Adorcino de Oliveira Lyrio”. São eles:
Eduardo Nascimento (Republicanos)
Flávio José Rino Guimarães (PV)
Garcia da Hadassa (Partido Novo)
João Pinheiro (PRTB)
Lilian Miranda (PCO)
Márcio Cardoso (PSOL)
Ricardo Mustafá (PL)
Vinícius Camarinha (PSDB)
Wilson Vidoto Manzon (PDT)
Todos os nomes precisam ser validados nas convenções partidárias que serão realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto. Inclusive os candidatos ao Legislativo. A disputa será por 17 cadeiras – quatro a mais que a formação atual de plenário.
Comments