top of page

MEMORÁVEIS IV

Confira breve biografia dos novos homenageados em denominações de vias de futuro bairro da zona sul de Marília. Entre a sala de aula, a fé, o ofício e a família, proposta aprovada pela Mesa da Câmara prestigia pessoas que deixaram seu legado


ACIMA: Rodrigo Souza, Apparicio Jr, Neide Féfin; ABAIXO: Waldomiro Paes, Christovan Castilho e Ana Fefin
ACIMA: Rodrigo Souza, Apparicio Jr, Neide Féfin; ABAIXO: Waldomiro Paes, Christovan Castilho e Ana Fefin

Mais 14 nomes foram perpetuados em ruas e avenidas de um futuro bairro de Marília após aprovação de projeto de lei na sessão ordinária da última segunda-feira (18), no plenário da Câmara Municipal.

Os homenageados são professores, comerciantes, servidores, advogados, costureiras, mãe e filha, entre outros, cujas breves biografias foram inspiradas nos relatos anexados à proposta da Mesa da Câmara.

As denominações serão emplacadas nas vias do loteamento Alameda das Esmeraldas, localizado na zona sul da cidade. O empreendimento, aprovado por decreto em 2014, já pavimentou suas ruas e avenidas.

 

HOMENAGEADOS

 

ANTONIA ALVES SANTANA DE SOUZA | (1956-2024)

Nascida no bairro Formosa, trouxe da terra a força e o afeto que moldaram sua vida. Ao lado de Luiz Sérgio, formou família numerosa, filhos, netos e bisnetos. Comerciante de sorriso fácil, era presença de generosidade e fé. Faleceu em 2024, deixando lembranças de amor que se perpetuam como sementes de sua história.

 

ANA POZZETTI FÉFIN | (1922-2012)

Patrona do futuro bairro da zona leste, ‘dona Ana’ fincou residência por aqueles flancos da cidade, no bairro Maria Izabel, ao longo de décadas, não mais que os quase 70 anos de convivência com seu saudoso Américo Féfin (foto abaixo), ex-combatente da Revolução Constitucionalista de 1932. Gerou duas filhas, Mariza e Neide – esta última, mãe do vereador agente federal Junior Féfin (União Brasil) – cuja memória estará emplacada em rua do mesmo residencial.


ree

 

APPARÍCIO DA ROCHA PORFÍRIO JUNIOR | (1929-2024)

Nascido em janeiro de 1929, meses antes da emancipação política de Marília, escreveu sua carreira profissional ao volante da Tilibra, onde atuou entre 1954 e 1972. De tanto trabalhar, viver, pescar e dedicar-se à família como marido, pai, avô e bisavô, estacionou sua existência em 2024, aos 95 anos, completados antes da cidade.

 

CHRISTOVAM CASTILHO | (1937-2022)

De Urupês a Marília, fez da justiça e da educação sua vocação. Advogado, professor e conciliador, cultivou a palavra como ponte de entendimento. Ao lado de Myrian Castilho, formou família que multiplicou raízes. Seus 85 anos deixaram marcas no CEJUSC, nas salas de aula e na advocacia, onde o humanismo o guiou.


ree

 

CLODOVEU CRUZ DA SILVA | (1936-1993)

Professor de gerações e vereador de sua cidade, uniu a sala de aula ao serviço público. No convívio familiar, com Sônia e cinco filhos, encontrou sua razão maior. A luta contra o câncer interrompeu sua caminhada aos 57 anos, mas não apagou o exemplo de compromisso com a educação e a política comunitária.

 

FERNANDO AUGUSTO PENTEADO DE CASTRO | (1947-2023)

Advogado e contador, ergueu em Marília sua trajetória profissional. Fundador do Escritório Cruzeiro, atuou por quatro décadas. Ao lado de Marly, construiu família. Também se arriscou nos campos de várzea, onde chegou a ser escolhido melhor centroavante. Entre a lei e o futebol, deixou sempre a marca.

 

GERALDO TORRES FERNANDES | (1945-2018)

Engraxate menino, sapateiro por ofício e mestre de sua própria sapataria. Do couro fez sustento; da família, herança. Casou-se com Clarice, com quem compartilhou filhos, netos e uma vida inteira. Partiu em 2018, aos 73 anos, mas deixou no legado herdado pelos seus o símbolo de perseverança e trabalho.

 

JOSELITA MARIA DA CONCEIÇÃO | (1926-2016)

Do interior da Bahia ao coração de Marília, sua história foi tecida em linhas de coragem. Viúva, criou treze filhos com a agulha de costureira, sustentada pela fé e pelo amor. Deixou netos, bisnetos e o exemplo de que dignidade não se mede em posses, mas em força e esperança. Viveu noventa anos. É lembrada como alicerce de uma grande família.

 

JOSÉ OTÁVIO DOS SANTOS | (1937-2014)

De sua pequena Macaúbas (BA) migrou pelos roçados de Goiás, à paga de comida, até chegar a Marilia, de pau de arara. Da perda da lavoura de empreita pela chuva, trabalhou de retireiro, até alcançar os cafezais da vizinha Vera Cruz. Terminou sua dura carreira após 27 anos como funcionário de um haras. Deixou esposa, três filhos e seu legado.

 

NEIDE FÉFIN | (1949-1983)

Porquanto viveu em seus apenas 34 anos, foi protagonista de si: professora da rede pública de ensino, cursou Direito enquanto cuidava de seus quatro filhos – entre eles, o vereador agente federal Junior Féfin (União Brasil). Neide ainda encontrava tempo para dedicar-se à pintura e ao piano. Homenageada, agora denominará as vias de outras vidas.


ree

 

RODRIGO DE ALMEIDA SOUZA | (1967-2022)

Nascido em Garça (SP), formado médico veterinário na Universidade de Marília (Unimar), fez carreira profissional e política em Araçariguama (SP): inaugurou a primeira clínica de pets e atuou como vereador por quatro mandatos. Foi homenageado pela antiga faculdade por conciliar os estudos com três hemodiálises semanais. Casado com Ângela, deixou Gabriel e sua história de resiliência.


ree

 

PEDRO PAULO SAKATAUSKAS | (1946-2022)

Homem forjado no trabalho das máquinas pesadas, saiu jovem de Pompeia para grandes obras de infraestrutura fluvial, do Brasil ao continente africano. A família foi sua maior empreita, sustentada pelo amor à amada Sonia, os quatro filhos e netos. Ex-seminarista, fez-se espírita e ergueu as casas de caridade André Luiz e Pai João. Desencarnou em 2022, aos 76 anos.


ree

 

SERGIO MENDES | (1925-2013)

De Pindorama a Marília, chegou jovem e aqui fez morada definitiva. No serviço público, foi auditor fiscal; em casa, presença constante na esquina da Rua Bahia, ponto de encontro e lembranças. Viúvo de Dilma, deixou em Heloísa a continuidade da história. Viveu 88 anos com simplicidade e reconhecimento, partindo para o descanso no Cemitério da Saudade.

 

WALDOMIRO PAES | (1937-2018)

Soldado do Exército, servidor público, vice-prefeito, empresário. Sua vida foi feita de disciplina e de trabalho, seja em Campos Novos Paulista ou em Marília. Casado por mais de meio século com Cleyde, viu filhos, netos e bisnetos multiplicarem seu legado. Entre a farda e a família, construiu sua memória.


ree

 


VOTAÇÕES DE SESSÃO ORDINÁRIA DE SEGUNDA-FEIRA (18)

 

1 – Primeira discussão do Projeto de Lei nº 114/2025, da Mesa da Câmara, denominando “Bairro Jardim ANA POZZETTI FEFIN – Loteamento Alameda das Esmeraldas” e respectivas vias públicas do loteamento Alameda das Esmeraldas, aprovado pelo Decreto Municipal nº 14540/2024

APROVADO em 1ª e 2ª discussões, mais emenda de Junior Féfin (União Brasil), por unanimidade. Abstiveram-se: agente federal Junior Féfin (União Brasil) e Chico do Açougue (Avante) e Professor Gaudino da Unimar (Cidadania)

 

2 – Primeira discussão do Projeto de Lei nº 86/2025, do Vereador Chico do Açougue (AVANTE), instituindo o Programa Quintais Produtivos em promoção à segurança alimentar e educação ambiental no município, e dá outras providências.

APROVADO em 1ª e 2ª discussões por unanimidade

 

3 – Primeira discussão do Projeto de Resolução nº 9/2025, da Vereadora Professora Daniela (PL), modificando a Resolução nº 183, de 7 de dezembro de 1990 – Regimento Interno, estabelecendo que os requerimentos de solicitação de homenagens devem ser agendados até no máximo para o ano subsequente.

APROVADO em 1ª e 2ª discussões por unanimidade

 

Comentários


Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page