top of page

PROFESSOR JUVENAL

Atualizado: 1 de out. de 2022

Mestre na participação em eleições na história de Marília, educador busca seu primeiro diploma eleitoral como deputado federal. Candidato é único nome para sala do Congresso Nacional pelo PT no centro-oeste paulista

Às vésperas do primeiro turno das Eleições-2022, os candidatos e as candidatas de todo o estado de São Paulo tentam tirar de letra o pouco tempo que ainda resta para serem aprovados pelas urnas.

Em Marília, ninguém tem mais experiência neste período eletivo que o professor Juvenal de Aguiar Penteado Neto (PT). Falta-lhe, no entanto, ‘apenas’ o diploma da Justiça Eleitoral. Ninguém foi mais reprovado nesta prova do que ele por aqui. Sete vezes.

Desde 1998, foram cinco tentativas de acesso ao plenário da Câmara Municipal de Marília, uma ao Paço Municipal e outra para a Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), a exemplo de sua atual e 8ª candidatura.

Foi para lá que Juvenal buscou sua primeira admissão eleitora, em 1998, pelo PDT. Conseguiu 2.836 votos – sua maior pontuação nas urnas até os dias atuais – insuficientes, no entanto para ingressar no Legislativo Federal.


O candidato emendaria cinco vestibulares consecutivos para a Câmara Municipal. Somou 287 votos em 2000 e 231, em 2004, ambos pelo PDT; 339, em 2008 e 337, em 2012, pelo PSDC, e 348, pelo PT, 2016. Reprovou em todos.

Apesar da repetida reprovação, defendida pelo candidato enquanto ocupante da cadeira de sindicalista na Educação, tentou-se um grau maior em 2020: o cargo de prefeito, pelo PT. Nova derrota, agora com 1.336 votos.

Agora, o professor se vê novamente à prova nas urnas como único nome do PT no centro-oeste paulista para a sala verde do Congresso Nacional. ”Temos uma grande chance. A maioria das pessoas nos conhece e acredita naquilo que podemos fazer”, garantiu ao blog.

Desta vez, Juvenal diz contar com o apoio de mais de 100 mil seguidores de “uma grande rede social”. “Trata-se da única diferença que temos, apesar das dificuldades econômicas”, pontou. Ele passará de ano, enfim, eleito? A resposta segue na mão do eleitor.


RAIO-X DO CANDIDATO

Nome: Juvenal de Aguiar Penteado Neto

Idade: 74 anos

Profissão: Professor

Naturalidade: Catanduva (SP)

Partido: PT

Número na urna: 1347

Status da candidatura: DEFERIDO

Status judicial: nada consta

Patrimônio declarado à Justiça Eleitoral: R$ 367.525,55

Doadores declarados de campanha: Juvenal de Aguiar Penteado Neto (R$ 30 mil)

Outras candidaturas: 1998, PDT – deputado federal (suplente) | 2000, PDT – vereador em Marília (suplente) | 2004, PDT – vereador em Marília (suplente) | 2008, PDSC – vereador em Marília (não eleito) | 2012, PSDC – vereador em Marília (não eleito) | 2016, PT – vereador em Marília (não eleito) | 2020, PT – prefeito de Marília (não eleito)

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page