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  • Rodrigo Viudes

#tbt FERROVIAS

Blog republica série exclusiva de reportagens do BOM DIA Bauru e traz bastidores da retomada do tráfego em Marília. Hoje é o dia do ferroviário


Série especial sobre ferrovias foi publicada no extinto BOM DIA Bauru, em março de 2013

Um dos maiores entroncamentos ferroviários da América Latina recebeu o último trem de passageiros há pouco mais de 18 anos. O episódio foi o ponto de partida para uma investigação jornalística exclusiva sobre a realidade da ferrovia em Bauru, em 2013.

As apurações renderam uma série de reportagens publicadas entre os dias 16 e 23 de março no extinto BOM DIA Bauru. O ‘Especial Ferrovias’ foi assinado pelo autor deste blog, e produzido em parceria com os repórteres-fotográficos Cristiano Zanardi e Juliana Lobato.

A diagramação de todo conteúdo contou com o talento de Renato Rodrigues. É dele a concepção da inclusão na versão impressa de uma linha férrea, pela qual um trenzinho ‘trafegou’ à medida que avançava a publicação da série, a cada tema.


Ponto de partida e chegada do Especial Ferrovias foi a estação de Bauru. (Crédito: Social Bauru)

DENÚNCIAS

O ‘Especial Ferrovias’ retratou o clima bucólico da chegada no último trem de passageiros em Bauru pela ótica do maquinista que estava em serviço naquele 14 de março de 2001. Fato este que, apesar de histórico, foi desprezado pela mídia impressa da época.

Além de relatar o drástico encolhimento do número de ferroviários nas últimas décadas em Bauru – e expor o vergonhoso salário da categoria, a despeito das cargas milionárias que transportam – a série denunciou o abandono real, em cifras, do abandono em Bauru.

A ponto de, por exemplo, revelar que nem o governo federal tinha noção do que e quanto havia de material rodante (locomotivas e vagões) que deveriam estar sob sua guarda. Ou seja: havia ali um patrimônio ‘sem dono’, à mercê da ação criminosa de qualquer um.


Reportagem apurou custo do abandono ferroviário e denunciou omissão dos órgãos (in)competentes pelo patrimônio perdido em Triagem Paulista

ADAPTAÇÃO

O ‘Especial Ferrovias’ será republicado na íntegra ao longo dos próximos dias. Todo conteúdo precisou ser adaptado para publicação neste blog. A ausência dos arquivos originais exigiu digitação completa e escaneamento de fotos e artes.

Embora tenha sido produzido em módulos independentes – com exceção da primeira e última publicações – a série será publicada em sua ordem editorial original. Ao final de cada post haverá uma ‘nota do blog’ com atualizações sobre pessoas e fatos citados nas reportagens.


'Post bônus', ao final da série de reportagens, traz a realidade e o futuro da ferrovia em Marília (Crédito: Giro Marília)

E MARÍLIA?

A última publicação é um ‘bônus’ com as informações mais recentes sobre a expectativa da retomada do tráfego de trens em Marília, agora pela nova concessionária, a Rumo - sucessora da América Latina Logística (ALL [1999-2015]).

Até a publicação deste blog, o pedido de antecipação da renovação da concessão permanecia sob análise no Tribunal de Contas da União (TCU). Se tiver resultado favorável, a Rumo comprometeu-se em investir mais de R$ 5 bilhões no trecho entre Bauru (SP) e Panorama (SP).

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