Buscar
  • Rodrigo Viudes

TODOS OS FILIADOS

Atualizado: Ago 29

Confira a relação completa dos mais de 13 mil eleitores inscritos em partidos políticos em Marília. Maioria ainda é masculina e de centro-direita. Apenas uma das 33 legendas não tem representatividade na cidade.


A partir da próxima segunda-feira (31), os partidos políticos definem quais serão os candidatos aos cargos de prefeito e vice e ainda seus representantes nas urnas para disputa das 13 cadeiras da Câmara Municipal de Marília nas Eleições-2020. O prazo termina dia 16 de setembro.

A participação é exclusiva aos filiados dos partidos políticos, conforme determina a legislação eleitoral. Em Marília, os(as) concorrentes são contados(as) (às)aos milhares: exatos 13.423, segundo a última atualização divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Blog do Rodrigo traz a relação nominal de todos(as).

O ESPECIAL

As listas completas de cada partido estão disponíveis nos conteúdos produzidos exclusivamente para cada uma das legendas ou agrupamento, como no caso dos ‘nanicos’, caracterizados por terem menos de 100 filiados no diretório municipal. Há link de acesso a todos ao final deste texto.

Além dos filiados aptos a participarem das Eleições-2020, os posts dedicados a cada uma das legendas dispõem de mais dados referentes à sua representatividade municipal, a proporção de participação de homens e mulheres e gráficos de análise de filiação desde 2002.

Eventuais incorreções observadas em qualquer conteúdo podem ser comunicadas ao blog pelo e-mail blogdorodrigomarilia@gmail.com.



RANKING

Os filiados em Marília estão distribuídos em quase todos os 33 partidos políticos registrados no TSE. A única exceção é o Unidade Popular (UP), que ainda não conta com nenhum representante na cidade. Por outro lado, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) é a legenda com maior número de inscritos na cidade: 2.064. Confira abaixo o ranking completo:


À DIREITA

A quantidade de filiados por partido em Marília expõe um perfil majoritário de centro-direita – utilizamos aqui, para fins de identificação do espectro político, a metodologia de classificação do site Congresso Em Foco, referência na cobertura política no país.

São 6.319 (47,07%) apenas em partidos de direita – Democracia Cristã, Democratas, Novo, Partido Liberal (PL), Partido da Mulher Brasileira (PMB), Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Partido Social Cristão (PSC), Partido Social Democrático (PSD), Partido Social Liberal (PSL), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido Trabalhista Cristão (PTC), Patriota, Podemos, Progressistas e Republicanos.

Os filiados de centro somam 3.557 nomes – 26,42% do total – distribuídos no Avante, Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Partido Republicano da Ordem Social (PROS) e Solidariedade.

Já os filiados nos partidos de esquerda são 3.557 (26,49%). Eles estão no Cidadania, Partido Comunista Brasileiro (PCB), Partido Comunista do Brasil (PC do B), Partido da Causa Operária (PCO), Partido da Mobilização Nacional (PMN), Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Partido Socialista Brasileiro (PSB), Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), Partido Verde e Rede.

GÊNERO E POPULAÇÃO

Os homens ainda são maioria entre os filiados em Marília, mas nem tanto. Segundo os dados do TSE, representam 54%. Eles dominam 26 dos 32 partidos na cidade. Inclusive o PMB, no qual há 19 homens e apenas sete mulheres. O público feminino é maioria apenas no Democracia Cristã, Democratas, MDB, PC do B, PCO e Solidariedade. Não há dados sobre a representatividade sobre outros gêneros em Marília.

Os 13.423 filiados em Marília representam apenas 7,5% dos 178.917 eleitores aptos para as Eleições-2020. Do ponto de vista da população em geral, estimada em 238.882 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a participação política cai para 5,61%.

Lideranças políticas locais consultadas pelo blog admitiram que a adesão de seus correligionários é ainda menor na ampla maioria dos partidos. A principal queixa é o desinteresse pela militância, mesmo em períodos pré-eleitorais. Os motivos alegados são os mais diversos: divisões internas, falta de recursos, frustrações, idade, entre outros.


EXTINTOS E RECENTES

Há também aqueles que desistem da atuação político-partidária pela extinção ou incoporação da legenda à qual estavam filiados. O caso mais recente é do Partido Humanista da Solidariedade (PHS), que acabou agregado ao Podemos em setembro de 2019. Um ano antes, o partido contava com 172 filiados.

Casos semelhantes são os do Partido da Pátria Livre (PPL) e do Partido dos Aposentados da Nação (PAN), incorporados ao PC do B e ao PTB, respectivamente. O máximo de filiados do PPL em Marília foi de 23, em 2016. Já do PAN, de 45, entre 2004 e 2006.

Com exceção do UP, criado em 2019, os outros três partidos recém-criados no Brasil, todos em 2015, ainda têm tímida adesão de filiados em Marília. Atualmente, há apenas 56 no PMN, 16 no Novo e seis na Rede Sustentabilidade.

AS FILIAÇÕES

Clique abaixo nos nomes ou logotipos dos partidos e confira conteúdos específicos e tabelas de filiados de cada um:

Avante

Cidadania

Democracia Cristã

Democratas

Movimento Democrático Brasileiro (MDB)

Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Partido Comunista do Brasil (PC do B)

Partido da Causa Operária (PCO)

Partido da Mobilização Nacional (PMN)

Partido da Mulher Brasileira (PMB)


Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)

Partido dos Trabalhadores (PT)

Partido Liberal (PL)

Partido Novo

Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB)

Partido Republicano da Ordem Social (PROS)

Partido Social Cristão (PSC)

Partido Social Democrático (PSD)

Partido Social Liberal (PSL)

Partido Socialismo e Liberdade (PSOL)

Partido Socialista Brasileiro (PSB)

Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU)

Partido Trabalhista Brasileiro (PTB)

Partido Trabalhista Cristão (PTC)

Partido Trabalhista Democrático (PDT)

Partido Verde (PV)

Partidos Nanicos*

Patriota

Podemos

Progressistas

Rede Sustentabilidade

Republicanos

Solidariedade

* Avante, PCB, PCO, PMN, PMB, Novo, PROS, PSTU, PTC e Rede.

312 visualizações

© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com