WALDEMAR NA UTI
top of page

WALDEMAR NA UTI

Atualizado: 31 de mar. de 2022

Padre é internado às pressas após sofrer AVCH. Tomografia acusa mancha cerebral. Comunidades oram por seu restabelecimento

Padre Valdemar Cardoso em sua última celebração na Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Tupi Paulista (Crédito: Pascom)

O padre Valdemar Cardoso está internado desde a tarde de segunda-feira (18) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Iamada, em Presidente Prudente (SP), em virtude de uma crise hipertensiva que evoluiu para um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH) de pequeno porte.

Segundo apurou o blog, o sacerdote passou mal pela manhã e procurou atendimento no Pronto Socorro Municipal de Tupi Paulista (SP), cidade do extremo oeste paulista onde atualmente é pároco na Paróquia Nossa Senhora da Glória. Ele teria chegado ao local com pressão arterial 23/13.

Diante desse quadro, ele foi encaminhado à Santa Casa de Misericórdia de Dracena (SP), onde passou por exames que detectaram o AVCH. Imediatamente, o padre foi levado para o Hospital Iamada, em Presidente Prudente, onde passou por uma tomografia, que acusou uma mancha cerebral.

O quadro clínico do padre Valdemar era "estável", mas requeria "cuidados por conta de alterações renais, cardiológicas e neurológicas" segundo nota publicada pela Diocese de Marília, no fim da tarde desta terça (19). O bispo diocesano, dom Luiz Antonio Cipolini pediu orações pela recuperação do sacerdote.

O pedido também partiu do próprio sacerdote, segundo informaram familiares e amigos, através das redes sociais. O padre Valdo Bartolomeu de Santana, pároco de Santo Antonio de Junqueirópolis (SP), visitou Valdemar no hospital e divulgou um áudio sobre seu estado de saúde.

"Ele está muito bem cuidado aqui no hospital. há muitos médicos. É claro que ele está um pouco preocupado. Oremos para que Deus ilumine os médicos e toda equipe para que ele possa se restabelecer e voltar a transmitir tanto o bem como ele faz, com alegria e dinamismo. Oremos!", afirmou.

Padre Valdo comentou ainda que a mancha cerebral detectada na tomografia pode ter tido como causa uma queda sofrida pelo padre, em outubro de 2018, em uma passagem por Panorama (SP). Segundo apurou o blog, Valdemar comentou sobre o episódio em uma missa na Paróquia São José.

Na ocasião, Valdemar afirmou que caiu na escadaria lateral da igreja e chegou a bater a boca no chão. Ele teria relatado o episódio aos médicos. O hospital não divulgou nenhum boletim médico até o momento.

Um dos sacerdotes mais conhecidos da Diocese de Marília, padre Valdemar Cardoso tem 60 anos e é vigário episcopal da região '3' da Diocese de Marília. Ex-pároco das paróquias Santa Antonieta e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, ambas de Marília, ele é presença frequente em celebrações transmitidas ao vivo pela Rede Vida de Televisão.


1.858 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page