GOVERNOS EM CURVAS
top of page

GOVERNOS EM CURVAS

Tragédia com trabalhadores rurais na BR-153 expõe sentidos opostos da empatia e da burocracia nas vias de governo de Marília e do Maranhão. A cronologia política do acidente e a análise do blog


Mudança de rota: marcas de pneus ainda registravam nesta quinta destino de ônibus envolvido em tragédia
Mudança de rota: marcas de pneus ainda registravam nesta quinta destino de ônibus envolvido em tragédia

É 9 de agosto de 2024. Às 13h22, um avião bimotor ATR 72-600 da Voepass despenca sobre o céu de Vinhedo (SP). Todas as 62 pessoas a bordo – 58 passageiros e quatro tripulantes – e uma cachorra morrem.

Os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo e Ratinho Júnior (PSD), do Paraná cancelam participação em agenda comum no Espírito Santo e voam direto para o local do acidente, no interior paulista.

Mandatário do estado com maior número de vítimas fatais, Ratinho Júnior aciona de imediato a Polícia Científica do Paraná para auxiliar na identificação das vítimas, solicita apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) para o transporte dos corpos e decreta luto de três dias.



Marília, 16 de fevereiro de 2026. À 1h40, um ônibus lotado com trabalhadores rurais capota após o estouro do único pneu que rodava no eixo traseiro direito. O veículo espalha estilhaços e pessoas na curva do quilômetro 265 da Rodovia BR-153.

A viagem de 3,5 mil quilômetros pela oportunidade de trabalho entre cidades do interior do Maranhão e a safra de maçãs em São Joaquim (SC) é interrompida para todos – e a estrada da vida, para seis.

São duas horas da madrugada e as primeiras equipes de resgate chegam ao local do acidente. Os feridos são conduzidos para hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (Upas) de Marília. Ao raiar do dia, às 5h55, a pista é liberada ao tráfego.

A maior tragédia rodoviária ocorrida em décadas na região estampa os portais de notícias de Marília e ganha repercussão nacional. No Maranhão, o site Imirante.com publica o acidente às 8h45 da segunda-feira (16).

 

Na imprensa maranhense: tragédia em Marília foi noticiada por portais e jornais de São Luís hora depois
Na imprensa maranhense: tragédia em Marília foi noticiada por portais e jornais de São Luís hora depois

CIDADE QUE CUIDA PRIMEIRO

Feridos com escoriações começam a receber alta após atendimento. Sem malas, dinheiro e celular, muitos não têm a quem recorrer. O governo municipal de Marília é o primeiro a esticar a mão do estado aos resgatados em seu território.

A Casa de Passagem, ocupada diariamente pela população em situação de rua, é reservada aos acidentados. Cama, comida, banho e acolhida da assistência social. Às 11h32 chega o primeiro, com uma bíblia na mão. É Carlos Eduardo de Almeida Mendes, 22 anos.
Fé na acolhida: Carlos Eduardo, 22 anos, foi primeiro recebido na Casa de Passagem oferecida pela cidade
Fé na acolhida: Carlos Eduardo, 22 anos, foi primeiro recebido na Casa de Passagem oferecida pela cidade

Ele vem da UPA Sul com rosto, braços, pernas feridos pela tragédia. “Tentei me aventurar para Sul do Brasil. Agora só quero voltar para casa”, diz. Além dele, logo chegam outros passageiros, todos homens com rosto curtido pelo sol do trabalho rural.

Às 17h53, o prefeito Vinícius Camarinha (PSDB) comunica as ações do município em apoio às vítimas do acidente em suas redes sociais. Ele é o primeiro agente público a se solidarizar oficialmente com a tragédia.

 


GOVERNADOR DEPOIS

Em São Luís (MA), o governador Carlos Brandão (sem partido) segue ocupado com a divulgação da penúltima noite do Carnaval. Às 22h36, ele publica sua participação no show do cantor de forró eletrônico, Xand Avião.

É terça-feira (17). Às 10h20, o governador reaparece na folia em suas redes sociais. Nos comentários, o Marília Podmais cobra o mandatário: “As famílias estão aguardando um posicionamento do governo!”.
Apelo digital: Marília Podmais cobrou posicionamento ao governador do Maranhão em sua rede social
Apelo digital: Marília Podmais cobrou posicionamento ao governador do Maranhão em sua rede social

Motivados pelo grupo, centenas de doadores já lotam as salas de espera e de doação de sangue no Hemocentro. As primeiras doações de calçados, roupas, itens de higiene pessoal começam a ser empilhadas na Casa de Passagem.

A primeira manifestação de Carlos Brandão acontece às 12h46. Na postagem, começa por citar o apoio de sua Defesa Civil e, por fim, em se solidarizar com as vítimas. “Peço a Deus que fortaleça todos os atingidos por esta tragédia”, escreve.


Às 13h35, o sétimo óbito é confirmado pelo Hospital das Clínicas. É Santana Barros de Oliveira, 30 anos – a mulher que havia gravado a instalação de apenas um pneu no ônibus após mais uma parada para conserto, já em solo paulista.

O governador reaparece às 15h52, pronto para a folia, vestido de pirata ao lado da primeira-dama, para desfilar no trio elétrico na Avenida Litorânea ao lado de Wesley Safadão com mais de um milhão de turistas, segundo o governo maranhense.

No meio da festa, Carlos Brandão arranja tempo para despachar representantes a Marília. Às 20h40 ele, enfim, se aproxima do governo comprometido a cuidar dos maranhenses: o de Vinicius – e pelo WhatsApp.

Na mensagem, revelada pelo Marília Notícia, o governador agradece o apoio da cidade e comunica o diálogo entre sua equipe e a local. O prefeito responde se solidarizando com as vítimas para depois tratar de suas providências administrativas.

É quarta-feira (18). Às 7h30, os corpos das vítimas retornam à Transbrasiliana rumo à própria terra. Ao meio-dia, novo boletim da Saúde confirma a permanência de 23 maranhenses internados – 12 deles, na UTI.



Às 16 horas, a Prefeitura de Marília apresenta balanço das iniciativas da cidade. Ao lado de representantes do Maranhão, Vinicius assina convênio com estado com contrapartida de R$ 45 mil para custear o retorno dos maranhenses para casa.

Os mais aguardados são aqueles que já partiram. Nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (19), cidades enlutadas do interior – Presidente Médici, Imperatriz e Araguanã – se despedem de seus mortos.

 

CAMADAS DE ANÁLISE

Não é aguardada – e nem bem-vinda, sobretudo pelas famílias das vítimas – a presença tardia de Carlos Brandão nos velórios de seus conterrâneos falecidos, ainda que a oportunidade o aproximasse, pela primeira vez, da realidade da tragédia.

Desde o acidente, o governador escolheu pela proximidade apenas administrativa: delegou a terceiros de seu governo – Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social, além da Defesa Civil – a sua presença de estado.

Aliado ao presidente Lula (PT), Carlos Brandão não recorreu ao apoio do Governo Federal, por meio da FAB, para o translado dos corpos, a exemplo do que fizera Ratinho Júnior (PSD), ainda que de outro espectro político, mas atendido em 2024.


Parceria eleitoral: aliado ao presidente Lula, Carlos Brandão não pediu apoio de translado de corpos por FAB
Parceria eleitoral: aliado ao presidente Lula, Carlos Brandão não pediu apoio de translado de corpos por FAB

Do mesmo modo, o governador do Maranhão, ao não vir a Marília, perdeu a oportunidade de, ao final de seu governo reeleito, legar à sua trajetória o gesto simbólico e presente do apoio pessoal às famílias de seu estado.

Neste vácuo de oportunidade política, ainda que por meio de uma tragédia, Vinicius ocupou o espaço de governo ao providenciar o suporte da cidade nas primeiras horas após o acidente e visitar os sobreviventes.

Distâncias de governos – municipal e estadual – que teriam se equiparado em uma sinergia direta e pessoal que inexistiu não pela distância de 2,2 mil quilômetros entre a cidade e a capital do Maranhão, mas pela empatia.


Presença de governo: Vinicius conserva com sobreviventes em visita à Casa de Passagem | Redes sociais
Presença de governo: Vinicius conserva com sobreviventes em visita à Casa de Passagem | Redes sociais

Da tragédia anunciada de trabalhadores rurais transportados em veículos e vias precárias, restam as investigações policiais e a cobrança de providência de melhorias na BR-153, mas também o legado de solidariedade de uma cidade que já sabia cuidar.



Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page