VAI E VEM DOS PADRES 2026
- Rodrigo Viudes
- 14 de out.
- 4 min de leitura
Atualizado: há 7 dias
Marília tem mudança de pároco em apenas uma sacristia em ano de instalação de 20ª paróquia em cidade-sede de diocese. Transferências alteram composição em todas as igrejas católicas em Tupã (SP). Maioria de recém-ordenados inicia mistério como vigários. Padre recebe 4ª chance para permanecer no ministério

Cidade-sede da Igreja Particular responsável pela fé católica no curso da linha férrea entre Garça (SP) a Panorama (SP), Marília terá apenas uma mudança de sacristia em 2026, ano de instalação de sua 20ª paróquia.
A nomeação consta entre as 18 anunciadas na Circular 8/2025, publicada nesta terça-feira (14), pelo bispo diocesano, dom Luiz Antonio Cipolini. O documento comunica, oficialmente, as transferências dos padres e diáconos para o ano seguinte.
Em Marília, haverá a posse de apenas um pároco em 2026. Atualmente no cargo pela Nossa Senhora Auxiliadora, de Tupã (SP), Márcio Roberto Rios Martins assumirá a paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.



Padre Márcio substituirá Marcos Roberto Cesário da Silva, que havia assumido a comunidade da zona oeste neste ano, mas foi nomeado reitor do Seminário Diocesano de Filosofia e Teologia Rainha dos Apóstolos de Marília (antigo ITRA).
FUTURA PARÓQUIA
Atual vigário da capela Nossa Senhora Auxiliadora – hoje vinculada à Perpétuo Socorro –, o padre Muriel Filippe da Silva foi nomeado pelo bispo como futuro pároco da 20ª paróquia de Marília a ser instalada em 31 de janeiro de 2026.

A comunidade católica conhecerá a igreja São João Bosco e Nossa Senhora Auxiliadora, a primeira com dois patronos da Diocese de Marília, e que nascerá com sua própria capela, de Nossa Senhora Auxiliadora, no Distrito de Avencas.
“São João Bosco é conhecido por promover a devoção a Nossa Senhora Auxiliadora, e por isso a comunidade decidiu apresentar o pedido ao Conselho (de Presbíteros) e ao bispo”, explicou o futuro pároco ao blog.
No bairro Maracá, na zona norte, há outra comunidade com ‘duplo patronato’, de São Pedro e São Paulo, vinculada à Paróquia Santa Edwiges – moradia do vigário Tony Funabashi Takuno, a partir de 2026.
NOVOS PADRES
O sacerdote nipônico está de saída da Paróquia Santa Rita de Cássia, da zona sul, onde permanecerá o futuro vigário, Pedro Rogerio Stevanin Timóteo, ordenado há menos de um mês na Paróquia São Miguel Arcanjo, de Marília.
Aos 29 anos, padre Pedro é um dos cinco da ‘safra 2025’ de novas ordenações da Diocese de Marília. O colega João Gabriel, 27 anos, foi nomeado vigário na Paróquia São Pedro Apóstolo de Garça (SP), onde já está.
Ordenado há um mês, Jean Pedro de Paula, 25 anos, foi nomeado vigário da Paróquia São José Operário de Tupã (SP). O diácono João Victor Silva, que se ordena padre nesta sexta-feira (17) em Dracena (SP), será vigário da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Adamantina (SP).

Mais velho do quinteto, o diácono Fabrício Vieira, 35 anos, continuará como secretário do bispo, função que ocupa desde 2024. Ainda não foi divulgada a data de sua ordenação sacerdotal.
MANDATO CUMPRIDO
Quatro dos 17 padres citados na Circular de Transferências encerraram período de seis anos de mandato a que foram confiados em suas comunidades. O período pode ser renovado ou não, a depender do que o bispo decidir.
Em Vera Cruz (SP), por exemplo, o padre Maurício Pereira Sevilha, atual vigário geral diocesano, teve prorrogada sua permanência por mais um ano como pároco do Santuário do Sagrado Coração de Jesus.
Dos oito padres que haviam iniciado o mandato em 2020 apenas três o concluíram. Um deles, José Valdir Grisante, faleceu, aos 63 anos, em 2023, quando já estava em outra comunidade – Paróquia Santa Cecília, em Monte Castelo (SP).

Dos três ‘concluintes’, dois vão para Tupã (SP): os padres Marcos Roberto Ortega e Nelson Bernardino Lopes serão novos párocos das paróquias de Nossa Senhora Auxiliadora e São Judas Tadeu, respectivamente.
A cidade distante 70 quilômetros de Marília terá novidades em suas quatro sacristias. Além do recém-ordenado Jean Pedro de Paula, na São José Operário, o padre Júlio Pereira Neto será o novo vigário da Paróquia São Pedro Apóstolo.
NOVA CHANCE
Em tempo de saída de Tupã (SP) após seis anos como vigário da Paróquia São Judas Tadeu, o padre Marcos Maciel assumirá a paróquia Imaculada Conceição, de Parapuã (SP), como pároco e um ‘compromisso a mais’.
No caso, acompanhar o retorno ao ministério do padre Silvio Cesar Quaio, nomeado como vigário. Pela quarta vez em apenas sete anos o sacerdote, ordenado em 2018, recebe a chance de ficar no presbitério diocesano de Marília.
Padre Silvio havia sido afastado pela última vez em maio de 2024, quando estava na Paróquia Santo Antonio, de Junqueirópolis (SP). Da mesma forma, foi retirado enquanto esteve nas paróquias do Sagrado Coração de Jesus, em Marília e São Francisco Xavier, em Bastos (SP).

O retorno ao presbitério deverá atualizar o ‘status’ de padre Silvio no site da diocese. Atualmente, sua ocupação é um espaço em branco, assim como do padre Rafael Ciuffa, com quem foi ordenado em 2018.
A última alteração na página oficial foi providenciada em agosto após saída repentina do padre da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, onde era vigário desde janeiro de 2024. O nome de Ciuffa não foi citado na circular publicada nesta terça-feira (14).
Além do vigário Silvio, outros dois voltaram a ser nomeados após “tempo de repouso”: Sérgio Roncon (desde janeiro de 2023), para paróquia Sagrada Família de Lucélia (SP) e José Ferreira Domingos (até janeiro de 2026), rumo à Paróquia São Francisco de Assis, de Adamantina (SP).
Aos 69 anos, o cônego José Carlos Dias Toffoli, o padre Carlão, segue em seu período de descanso iniciado em 1º de dezembro de 2021. Ele completou 44 anos de sacerdócio em janeiro de 2025.



Comentários