top of page

DE VOLTA AO ALTAR

Padre recém ordenado da Renovação Carismática Católica reassume presbitério após ‘período de discernimento’. Atuação pastoral inclui comunidade vacante de sacerdote desde morte de pároco. Casais de segunda união e do mesmo sexo agora podem receber bênção autorizada pelo papa na Diocese de Marília


De volta ao altar: Pe Edson Barbosa é novo vigário da Paróquia São José, de Panorama (SP) | Foto: Facebook

Dezenove meses após solicitar formalmente à Diocese de Marília o seu afastamento das funções eclesiais por tempo indeterminado, o padre Edson Luís Barbosa da Silva está oficialmente de volta ao altar.

O sacerdote foi apresentado na terça-feira (12) da semana passada como novo vigário paroquial da Nossa Senhora das Mercês, de Santa Mercedes (SP) e, na quinta (14), da São José de Panorama (SP), onde celebrou as missas no sábado (16) e domingo (17).

As nomeações para ambas as comunidades localizadas no extremo oeste do estado de São Paulo e da jurisdição da Diocese de Marília – 236 quilômetros da cidade-sede – já haviam sido publicadas em circular complementar à principal em novembro.

 

DISCERNIMENTO

Padre Edson Barbosa, como é mais conhecido, era vigário da Sagrado Coração de Jesus, de Marília, quando pediu seu afastamento, em 2 de maio de 2022, menos de quatro anos após sua ordenação presbiteral.

Na ocasião, ele justificou “razões particulares e pessoais, de recolhimento interior para reflexões de foro íntimo”. A decisão surpreendeu fiéis da Renovação Carismática Católica (RCC), onde o padre atuava como pregador e na liderança de jovens.

Desde então, o sacerdote se recolheu a um período de discernimento, inclusive com acompanhamento de uma instituição especializada em orientar e recuperar padres e vocações, sediada em Barretos (SP).


Pe Edson Barbosa atuava como pregador da RCC quando solicitou afastamento em 2022 | Foto: Redes sociais

Embora afastado, Edson Barbosa manteve-se ativo em suas redes sociais, sobretudo nos últimos meses, com mensagens alusivas à vida de fé ou cantando. “Porque o processo pode até ferir, mas o propósito cura”, publicou. Procurado pelo blog, o padre apenas visualizou as mensagens.

 

SOB NOVA DIREÇÃO

De volta à ativa, o vigário já acompanha o padre Ademilson Luiz Ferreira, pároco da São José, de Panorama (SP) e, desde o mês passado, novo administrador paroquial da Nossa Senhora das Mercês, de Santa Mercedes (SP).


Parceria presbiteral: Pe Edson Barbosa e Pe Ademilson atuam juntos em duas paróquias | Foto: Facebook
“Vamos dividir os trabalhos, eu e o padre Edson”, afirmou Ademilson, ao blog. O padre Milton Afonso do Nascimento, que estava como seu vigário em Panorama (SP), foi remanejado como pároco para Santa Cecília, de Monte Castelo (SP).

A comunidade estava sem padre próprio desde a morte do pároco José Valdir Grisante, no dia 6 de agosto, aos 63 anos. Desde então, vários sacerdotes se revezavam na celebração das missas dominicais na comunidade.


Perda: Pe José Valdir Grisante era pároco em Monte Castelo (SP) até sua morte, em agosto | Foto: facebook

BÊNÇÃO HOMOAFETIVA

Os padres da Diocese de Marília - e onde mais estejam atuando no mundo - já podem abençoar casais de fiéis de segunda união e homoafetivos. A orientação consta na Declaração ‘Fiducia supplicans’, publicada nesta segunda-feira (18) pelo Discatério para a Doutrina da Fé do Vaticano.


Com a benção do papa: novo documento amplia pastoral inclusiva proposta por Francisco | Foto: Vatican News

O documento salienta, no entanto, que a bênção deve ser valorizada como “ato de devoção”, e em nada deve se assemelhar ao rito litúrgico do matrimônio entre homem e mulher, “nem com as roupas, gestos ou palavras”.

Apesar da concessão da bênção, os casais “irregulares”, como denomina a igreja, seguem impedidos de receberem a comunhão e a confissão dos pecados – neste último, exceto pelo comprometimento da continência sexual.

Entre janeiro e setembro de 2023, apenas 18 de 952 casamentos ocorridos em Marília foi entre pessoas do mesmo sexo, segundo dados da Fundação Seade. Nenhum, até onde se sabe, com a bênção católica.



201 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page